O uso de tecnologia como estratégia de fortalecimento de comunidades virtuais

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O uso da tecnologia computacional como ferramenta de impacto social, na HardFun, é um dos principais elementos para a criação de soluções inovadoras para os diferentes desafios da nossa sociedade.

Para tanto, a HardFun tem como objetivo criar estratégias de implementação inovadoras para projetos, de forma que essas iniciativas efetivamente promovam o impacto social ao qual se propuseram. Para tanto, utilizamos tecnologias computacionais, principalmente software, como ferramentas para buscarmos novas formas de abordar antigos e novos desafios da sociedade contemporânea. 

A mobilização social, de forma geral, busca a articulação de pessoas para a transformação de realidades sociais e é um dos desafios com os quais temos trabalhado nos últimos anos. O ecossistema de software descrito neste artigo alia mobilização e software com a finalidade de causar impacto e aumentar o fortalecimento e a capilaridade das comunidades, dando visibilidade para pessoas que usualmente estão afastadas de decisões sobre os caminhos da educação pública, através do fortalecimento das comunidades virtuais. Para tanto, o caminho que se deu foi através do mapeamento de padrões do nosso público-alvo. Esse mapeamento possibilita compreender melhor a dinâmica dos indivíduos e das comunidades, de forma a gerar conteúdos aderentes, que simultaneamente façam sentido da perspectiva das comunidades, mas que promovam a reflexão em torno da causa da mobilização.

Dentro da nossa cultura de implementação, atuamos em uma relação dialética entre dois polos, hora transformando por meio de softwares existentes, outra criando softwares que transformam.  Buscamos operar dentro de um ethos hacker, sustentados em prototipações sucessivas que, iterativamente, crescem soluções de software que se tornam simultaneamente robustos e úteis.

Sobre a Parceria pela Valorização da Educação

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) faz parte das soluções sociais do Instituto Votorantim e busca a melhoria da educação pública através da qualificação das práticas de gestão escolar e da mobilização social das comunidades que atua. A estratégia do programa é fortalecer parcerias para otimizar intenção e foco nas ações, perseguindo a melhoria da educação municipal. Para tanto, utiliza-se de três frentes de trabalho: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Nossa tática de intervenção utilizada nesse programa relaciona-se com a leitura de padrões através das interações dos beneficiários do projeto nas redes sociais. A partir desses, passamos a conhecer melhor o público alvo do projeto e produzir conteúdos com maior aderência, trazendo maior engajamento e intervenção dentro das comunidades. 

Inicialmente, o monitoramento e  o processo de mapeamento de padrões se dava de forma muito trabalhosa, pois dependia de outro software e de adaptação de planilhas, trazendo resultados menos precisos e com um elevado tempo despendido. Buscando sanar essas questões, construímos nossa própria ferramenta.

Esse projeto mantinha, em 2019, em torno de 100 grupos no Facebook com o intuito de fortalecer comunidades locais a favor da educação. O projeto utilizava como métricas as interações e postagens das pessoas nos grupos. Cada grupo tinha de centenas a milhares de pessoas, o que tornava bastante lento e suscetível de erros o levantamento das métricas de forma manual. A princípio, como estratégia de prototipação, utilizamos uma plataforma online de terceiros para obter esses dados. No entanto, havia alguns pontos negativos em relação à plataforma, principalmente no trabalho de baixar os dados, quanto de processá-los, o que tornava o trabalho demasiado laborioso. 

Apesar de ter sido uma solução importante nas fases iniciais do projeto para entendermos que estávamos em um caminho fecundo, diante desses problemas, a plataforma se mostrou insuficiente a longo prazo. Para contornar esse problema, em 2020, a equipe de ciência de dados e de desenvolvimento decidiu criar sua própria ferramenta para coletar esses dados. O software foi feito na linguagem Ruby On Rails, acessando os dados dos grupos através da API do Facebook. 

Os dados são baixados, tratados e armazenados e a equipe responsável os acessa com facilidade, podendo gerar conhecimento a partir das informações. Utilizando o programa desenvolvido pela HardFun, economizamos tempo e recursos financeiros, mas mais importante ampliamos as possibilidades de análises de dados do projeto.

Com o tempo, essa solução evoluiu e começou a coletar e  cruzar dados de outras fontes de dados (Youtube, Google Analytics, WordPress, entre outras), constituindo um Data Warehouse (Armazém de Dados) do projeto.

Esse tipo de estratégia abordada pela equipe demonstra como é possível solucionar problemas através da tecnologia e automatizar processos. Nesse contexto,  fica mais fácil escalar os projetos, pois é possível focar naquilo que realmente é o objetivo da intervenção. Depois de implementado o processo de coleta e análise dos dados com o software, foi possível, além de entender os indicadores com maior precisão, fazer análises linguísticas dos conteúdos postados pelos membros dos grupos.

Para isso, a equipe de ciência de dados desenvolveu um software no qual é necessário carregar os dados e indicar quais análises precisam ser feitas. As análises, então, são exportadas automaticamente no formato de tabela. Esse processo proporcionou que a equipe pudesse focar na interpretação dos dados, podendo gerar hipóteses e reconhecer padrões dentro dos grupos.

Com o reconhecimento de padrões nos grupos, a equipe do projeto passa a ter ferramentas para fomentar o crescimento das comunidades virtuais, com as condições de escolher conteúdos aderentes ao público alvo. Quando as comunidades virtuais são ativas e engajadas com conteúdo produzido – utilizando linguagem e táticas específicas para cada público – elas criam condições para promover transformação nos comportamentos dos membros impactando a qualidade da oferta e da demanda por educação nos municípios.

Dessa forma, trata-se também de uma ferramenta de tecnologia social, que tem como objetivo central o fortalecimento das comunidades virtuais – através de mapeamento de comportamentos e produção de conteúdos aderentes, visando o impacto positivo nas comunidades através da qualidade da oferta/demanda por educação. A ferramenta também pode ser utilizada como forma de mapeamento de indicadores sociais do público alvo, trazendo maior detalhamento sobre aspectos sociais das comunidades. 

O mapeamento de indicadores sociais busca o entendimento e a criação de personas. Elas traduzem o perfil do público-alvo, podendo ter níveis diferentes de especificidade, através de aplicação de questionários que tem como finalidade mapear aspectos como gênero, escolaridade, identificação étnica racial, faixa etária, renda, comunidade que integra, escola que pertence, entre outros. Através desses resultados, pode-se construir análises de diferentes perfis sócio-econômicos, objetivando maiores especificidades e segmentação de públicos, maximizando o engajamento através de conteúdos específicos para as personas em questão. 

A ferramenta desenvolvida pela HardFun traz duas dimensões de funcionalidade: a primeira diz respeito aos indicadores relacionados aos padrões de publicações nas redes sociais – o que nos dá um entendimento de como o público alvo do projeto se relaciona e quais os principais interesses na plataforma, gerando a possibilidade da criação de conteúdos aderentes em prol do engajamento, fortalecimento e impacto das comunidades; a segunda dimensão traz a possibilidade de análise dos indicadores sociais –  o que nos aproxima dos diferentes públicos do projeto em questão, além de trazer um retrato social mais preciso do público-alvo que está sendo impactado pelo projeto. Ambas as dimensões buscam o aumento da capilaridade no projeto através de uma solução escalável e aderente.

Artigo escrito por:

Larissa Mallmann

Larissa Mallmann

Coordenadora de Novos Negócios

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