PLATAFORMA ÓRBITA

Parceiros

+ de 120 mil

Acessos

2022 – hoje

Em parceria com o instituto Oi Futuro e British Council, a HardFun lançou em 2022 a plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais, a qual oferece cursos on-line gratuitos para formação de educadores das redes públicas e privadas em todo o Brasil, com foco nas áreas de cultura digital, tecnologia, inovação e criatividade.

O projeto combinou a experiência do Oi Futuro em 16 anos do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) com a expertise do programa STEM Education, do British Council e o conhecimento técnico e pedagógico da HardFun, que atuou como responsável nos pontos:

  • Projeto de identidade visual, UX e UI;
  • Planejamento Instrucional;
  • Produção de cursos;
  • Gestão de ofertas de cursos;
  • Administração de LMS com foco no moodle;
  • Suporte Nível 3;
    Instalação e Adaptação do Moodle;
  • Hospedagem e Manutenção do Moodle;
  • Plano de Comunicação e
  • Criação e automação de régua de comunicação de e-mails.

O objetivo da plataforma é impulsionar simultaneamente o desenvolvimento profissional dos professores e o engajamento dos estudantes, considerando o atual cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – que prevê a Cultura Digital como uma das 10 competências gerais – e do Novo Ensino Médio – que possibilita itinerário formativo centrado em Cultura Digital.

Além disso, a experiência da pandemia da Covid-19 trouxe para primeiro plano a necessidade de formação de educadores para as competências digitais, que se tornaram essenciais para engajar estudantes e possibilitaram novas formas de aprender e de ensinar.

O uso pedagógico das tecnologias abre caminhos para novos modelos e oportunidades de aprendizagem, tais como o ensino híbrido, a sala de aula invertida, o ensino baseado em projeto e as atividades mão na massa.

Na Órbita, todos os cursos são idealizados de professor para professor, partindo dos desafios pedagógicos vivenciados em suas escolas, com o propósito de conectar experiências que potencializam o surgimento de novas soluções de aprendizagem.

Através da plataforma, cada educador poderá ampliar seu repertório de estratégias e aplicá-las de forma integrada e autônoma à sua disciplina e ao seu ambiente escolar.