Dora AI: Inteligência Artificial Generativa e Formação Continuada de Professores
As tecnologias digitais e a formação continuada de professores têm se consolidado como uma estratégia essencial no cenário educacional contemporâneo. Elas permitem acesso a cursos online, metodologias ativas e redes colaborativas que ampliam as possibilidades de aprendizagem e de troca de experiências.
Nesse contexto, nasce a Dora AI, um chatbot que utiliza inteligência artificial generativa (IA) para auxiliar o usuário em suas necessidades. Essa solução inovadora da ProFuturo é capaz de personalizar o suporte ao educador, reduzir barreiras tecnológicas e enriquecer a experiência formativa.
Neste artigo, discutiremos o conceito de chatbot inteligente com IA generativa, apresentaremos a aplicação prática da Dora AI e analisaremos dados reais sobre seu impacto positivo — demonstrando como essa tecnologia pode tornar a formação continuada mais acessível, empática e centrada na experiência do educador.
Assistente virtual como facilitadora de formação
A Dora é uma contração da palavra educadora, sendo utilizada na agente virtual da plataforma Escolas Conectadas. A agente existe a mais de 6 anos nesta plataforma, estando consolidada como ferramenta de auxílio ao usuário. A persona foi criada com base no perfil dos usuários da plataforma, sendo uma antropomorfização da assistente. Ela foi inicialmente projetada baseada em uma árvore de decisões onde bullets eram apresentados ao usuário com o objetivo de auxiliar em dúvidas ou necessidades. Com o avanço da tecnologia dos modelos de linguagem de grande escala (Large Language Model, LLM) foi possível agregar as tecnologias de IA generativa à essa personagem.

Atualmente, a Dora atua em larga escala, como uma solução integrada não apenas à Plataforma Escolas Conectadas, mas também ao Moodle ProFuturo, ampliando seu alcance e impacto global em diferentes contextos educacionais, oferecendo suporte em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês).
Ao longo da implementação e já com o sistema em produção, foi possível observar grande impacto positivo na experiência do usuário, diminuindo algumas barreiras tecnológicas como o acesso ao ambiente de aprendizagem, certificados e informações sobre cursos. Paralelamente, essa independência dada ao usuário de ir atrás das suas dúvidas e necessidades diretamente na plataforma acarretou em uma diminuição na abertura de tickets para o atendimento humano.
Segurança e integridade dos dados
Sabemos que muitos modelos de LLM utilizam de toda informação que é exposta para aprender, o que pode ser um grande problema quando falamos de dados sensíveis. A Dora AI é composta de diversos agentes, sendo cada um deles utilizado para cada perfil de usuário. Cada agente possuí um banco de conhecimento próprio e somente consulta neste. Qualquer argumentação ou questionamento que saia do escopo de conhecimento dela, são enviadas mensagens ao usuário afirmando que ela não está autorizada a responder assuntos que não são relacionados a plataforma utilizada. Além disso, filtros de segurança são aplicadas tanto para a mensagem que o usuário envia quanto aquelas que ele recebe. Isso garante conversas seguras e éticas.
Caso o usuário necessite de informações restritas sobre seu perfil, como obtenção de certificados, troca de senhas de acesso ou informação sobre cursos em que está inscrito, chamadas de api são realizadas para obter tal informação. Essa informação permanece somente nesta conversa e não é registrada no banco de conhecimento do sistema.
Todos os dados da interações são salvos em um banco de dados, podendo ser consultado para verificar erros, interações e comportamentos do agente. A operação da Dora AI pode ser acompanhada através de painéis, com principais dados de interações, volumes de tráfego, principais assuntos, tempo de resposta entre outros. Nesse mesmo dashboard estão apresentados resumos das conversas do usuário, resumos por período e insights das necessidades. Dessa maneira, é possível acompanhar caso algum problema esteja sendo muito reportado ou até mesmo alguma dificuldade específica do usuário na experiência da plataforma.
Mas e sobre os dados? O que eles têm para nos mostrar?
Dados são fundamentais para comprovar hipóteses e teorias, e isso que a área de Ciência de Dados faz. Dessa maneira, o sucesso da Dora AI pode ser evidenciado em dados.
Comparando com o a versão prévia da Dora, baseada em árvore de decisão, com a atual e utilizando o mesmo intervalo de tempo, é possível verificar uma queda de mais de 96% na abertura de tickets pelo usuário para atendimento humano na plataforma Escolas Conectadas. Além desse fator, a experiência classificada como positiva pelo usuário passou de 42,1% para 82,2%. Por fim, através do estudo sobre as palavras mais utilizadas pelos usuários na interação com a Dora AI, a antropomorfização da agente é evidenciada na proximidade de palavras como bom e dia, boa e tarde, olá e tudo bem. As mensagens de cumprimentos enviada pelos usuários nas interações com a agente virtual é real e faz dela uma agente facilitadora e acolhedora.
Além disso, sabemos que inteligência artificial pode ser um tema assustador polêmico a alguns usuários, sendo repudiado por outros. Dessa maneira, é imprescindível que o usuário tenha consciência e conhecimento que está tratando com uma ferramenta que utiliza de IA generativa. Conforme a imagem apresentada anteriormente, sempre que a Dora AI inicia uma interação ela informa ao usuário que utiliza desta tecnologia, visando a transparência e clareza.
E o que sobra para o Customer Experience?
A Dora AI proporcionou uma grande queda na quantidade de tickets que foram abertos por usuários para atendimento humano. Erroneamente, isso pode induzir o usuário a pensar que o setor de Customer Experience está mais ocioso ou ainda com prazo de existência. Muito pelo contrário, acreditamos que a tecnologia deve ser utilizada para facilitar atividades, automatizar os trabalhos repetitivos e permitir mais tempo criativo aos humanos.
O setor de Customer Experience foi fundamental para o desenvolvimento da Dora AI, auxiliando no banco de conhecimento, verificando as principais dificuldades do usuário e as necessidades recorrentes. Uma vez que a Dora AI entrou em produção, o tempo economizado pelas pessoas que atendem os usuários foi convertido para o acompanhamento das necessidades dos usuários, agora interagindo com a Dora AI, e soluções criativas para cada vez mais melhorar a experiência do usuário.
Dessa maneira, entendemos que o toque humano é indispensável para fornecer o contexto e a sensibilidade necessárias para uma operação do chatbot alinhada à realidade dos usuários. Isso nos permite implementar uma estratégia de atendimento orientada por dados e centrada nas pessoas. A atuação humana permanece essencial para a melhoria contínua e para todo o processo criativo e inovador do setor de Customer Experience, capacidades que são insubstituíveis.
Quer saber mais e conversar sobre?
O uso da linguagem natural demonstrou que a capacidade de adaptação ao contexto do usuário resulta em um atendimento mais ágil e empático, fortalecendo o vínculo entre a Dora AI e os educadores. Quer saber e ver mais sobre esse assunto? Essas e outras informações serão apresentadas pela Alessandra Bressane e pelo Vinícius Ferreira, na conversa intitulada Chatbot com IA generativa para formação docente, das 15h30 às 16h15 no Palco Sebrae (prédio 99A – área externa) durante o Tecnopuc Experience. Esse evento ocorre na quinta-feira, 30 de outubro, no Campus da PUCRS.
Artigo escrito por:
Alessandra Borges Bressane
Analista de Customer Experience
Vinicius Castro Ferreira
Cientista de Dados
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