6 tendências de IA no Marketing para Projetos Sociais

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Explorando o Futuro: O Papel Transformador da Inteligência Artificial no Marketing

À medida que a tecnologia evolui, o impacto da inteligência artificial (IA) no cenário do marketing se torna cada vez mais evidente. A capacidade da atividade humana é amplificada pelo uso de Inteligência Artificial, trazendo mudanças significativas na execução das atividades diárias, na relação com marcas e no processo decisório.

Desse modo, empresas que não se ajustarem às transformações digitais correm o risco de se tornarem obsoletas. Seja qual for a área, inegavelmente, adaptar-se a esse novo cenário é crucial para a sustentabilidade e relevância no mundo atual.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial (IA) emerge como o propulsor central do movimento de transformação digital nas empresas. Segundo Rabelo (2020), a IA viabiliza a aprendizagem de máquina, conhecida como Machine Learning, sem depender da intervenção humana em suas análises. Ela é capaz de realizar tarefas como análise e formulação de conclusões a partir de informações coletadas por meio de algoritmos. Além disso, a IA é habilidosa na determinação de padrões, na resolução de problemas e na manipulação e movimentação de objetos.

No horizonte de 2024 a HardFun, como uma organização dedicada a projetos de impacto social, vem buscando maneiras de aproveitar as vantagens da IA para inovar e automatizar processos, ao mesmo tempo que maximiza o alcance, a eficácia e a sustentabilidade de suas iniciativas, sempre com foco nos clientes e beneficiários.

Neste artigo, exploraremos as novas estratégias e tendências que moldarão o uso da inteligência artificial no marketing nos próximos anos – principalmente no marketing social, que possui foco em impactar e melhorar a experiência dos beneficiários.

1. Personalização de Comunicação Impulsionada por IA

A personalização de mensagens e campanhas de comunicação é uma das estratégias utilizadas pelo time de Crescimento e Pedagógico para impactar os beneficiários dos projetos da HardFun. Direcionar a comunicação de forma personalizada aumenta as chances de engajamento com o projeto, melhorando a relação entre o beneficiário e a proposta do projeto.

Este recurso será cada vez mais aprimorado por algoritmos avançados de IA, que analisam dados em tempo real para entender as preferências individuais e comportamentos do público-alvo, resultando, consequentemente, em campanhas mais relevantes e envolventes.

Utilizamos este recurso para elaboração de conteúdo dinâmico, adaptando mensagens com base não só no comportamento, mas também nas interações passadas dos usuários. Isso garante que cada pessoa seja exposta a conteúdos relevantes e personalizados.

2. Segmentações considerando comportamentos

Os algoritmos de aprendizado de máquina (machine learning) podem analisar grandes conjuntos de dados para identificar segmentos de público-alvo mais precisos, focando também em comportamentos. No segmento de educação, por exemplo, é possível direcionar mensagens específicas para grupos ou interesses particulares, aumentando a eficácia das campanhas.

Nos projetos da HardFun, temos utilizado este recurso em conjunto com a personalização de mensagens, de forma a comunicar-se com mais assertividade com o beneficiário e, assim, melhorar sua experiência de aprendizagem nas plataformas de educação.

3. Chatbots – Customer Experience

Os assistentes virtuais aprimoram a experiência do usuário, de forma que aumentam a participação e facilitam a operação do atendimento. Utilizados principalmente nos atendimentos efetuados pelo time de Customer Experience, os chatbots alimentados por IA desempenham um papel crucial na interação com o público.

Sabemos que o futuro da comunicação será conversacional, por isso este recurso é capaz de responder a perguntas, fornecer informações relevantes e orientar os usuários em dúvidas a respeito do projeto.

4. Análise Preditiva para Insights Estratégicos

Conforme destacado por Gabriel e Kiso (2020), uma das transformações significativas com a incorporação da Inteligência Artificial (IA) no marketing digital é a implementação da análise preditiva de padrões de compra.

Essa abordagem utiliza vastos conjuntos de dados, provenientes do Big Data, para antecipar resultados futuros relacionados aos clientes e beneficiários. Utilizando a IA para analisar grandes volumes de dados, é possível prever mudanças nas preferências do público, possibilitando ajustes rápidos nas estratégias de campanha, otimizando custos.

Em nossos projetos, utilizamos a análise preditiva de dados para antecipar tendências e comportamentos futuros. Garantindo, assim, estratégias que alcançam o público de maneira efetiva.

5. Análise de Dados

Conforme Sharda, Delen e Turban (2019), os fundamentos da gestão contemporânea estão ancorados no uso de ferramentas de análise de dados, Business Intelligence (BI), dashboards e sistemas em nuvem.

Essas tecnologias não apenas ampliam as opções disponíveis para análise, mas também contribuem para aprimorar a avaliação de previsões e riscos. Utilizando essas ferramentas aliadas a IA, a tomada de decisões a partir de análise de dados ocorre com mais rapidez, agilidade e eficiência, resultando em processos mais ágeis e menos onerosos.

6. Automatização de Relatórios de Impacto

A IA simplifica a criação de relatórios de impacto, pois analisa automaticamente dados e gera insights poderosos sobre o sucesso de iniciativas. Como resultado, isso facilita o monitoramento dos indicadores dos projetos e a comunicação dos resultados alcançados.

O cenário do marketing para impacto social em 2024 será marcado pela incorporação massiva de inteligência artificial – e já estamos acompanhando esta tendência.

À medida que as organizações buscam impactar positivamente a sociedade, a IA se revelará uma ferramenta poderosa, pois permite não apenas proporcionar personalização aprimorada e engajamento, como também gerar estratégias preditivas e eficientes.

É imprescindível que os profissionais de marketing e comunicação estejam atentos a essas tendências e se preparem para adotar essas tecnologias inovadoras, garantindo as sim que suas campanhas estejam na vanguarda da transformação digital.

Referências Bibliográficas:

GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2020.

RABELO, A. Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. Rock Content. 2020. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/transformacao-digital/.Acesso em: 23 jan. 2024.

SHARDA, R.; DELEN, D.; TURBAN, E. Business Intelligence e Análise de dados para a gestão de negócios. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

Artigo escrito por:

Ariane Gomes

Ariane Gomes

Coordenadora de Growth Marketing

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