HardFun é parceira de projeto premiado no Apps.Edu 2023

Cubo Logo branco Transparente-03

Recurso educacional promove aprendizagem e engajamento
de estudantes sobre conservação ambiental.

Criado entre 2020 e 2021, o jogo digital Jornada Biomas Escolas objetiva sensibilizar os estudantes da Educação Básica para as questões ambientais, apresentando de maneira lúdica e interativa a trajetória da estudante Laura pelos biomas brasileiros com o objetivo de coletar itens relativos às espécies presentes nestes ecossistemas. Ao final da jornada, os itens coletados são entregues ao avô de Laura, mago cientista, para que produza uma “poção” responsável por restaurar a biodiversidade no Brasil.

Na aventura gamificada, os estudantes jogadores encontrarão espécies vegetais e animais nativas das regiões do país, além das principais ameaças à biodiversidade presentes em cada um dos biomas. O jogo está disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play, AppStore e Itch.io.

A construção da narrativa e as espécies da fauna apresentadas no jogo foram definidas com base em pesquisas de interesse realizadas com estudantes da Educação Básica. Além disso, o público-alvo também contribuiu com os testes durante a fase inicial de implementação do recurso.
O jogo foi desenvolvido com financiamento da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS, pelo grupo de pesquisa “Ciências em Jogo: aprendizagem e divulgação científica na cultura digital”, composto por docentes e discentes vinculados à Uergs e UFRGS. O grupo de professores responsáveis pela pesquisa atuou, também, na elaboração de parte dos cursos do catálogo ofertado na Plataforma Escolas Conectadas.

Desde 2013, a HardFun contribui para o impacto na educação através da formação continuada de educadores brasileiros sobre inclusão digital e uso das metodologias ativas.

A HardFun realiza o gerenciamento da Plataforma Escolas Conectadas, promovendo a oferta de cursos on-line para a formação continuada de educadores de todo o Brasil, beneficiando mais de 360 mil professores nestes 10 anos de parceria.

O jogo Jornada Biomas Escolas integrou o curso “Jornada nos Biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo”, oferecido na Plataforma Escolas Conectadas entre os anos de 2021 e 2022, com o objetivo de capacitar os professores para abordar as questões ambientais utilizando a tecnologia como aliada, a fim de ampliar o engajamento dos estudantes nas aulas, sobretudo no período de distanciamento social durante a Pandemia.

A Analista de Projetos Sociais da HardFun, Gabriela Lemos, esteve presente no concurso Apps.Edu com o jogo. Egressa da Uergs e integrante do grupo de pesquisas responsável pela criação do recurso, comemora: 

“O jogo tem muito potencial! Reúne a ludicidade, informação e uma jogabilidade excelente. Os jogadores: crianças, jovens e adultos, sempre relatam isso após jogar. Estamos orgulhosos do nosso produto e felizes, mais uma vez, com o reconhecimento da comunidade acadêmica.”

Reconhecimento entre a comunidade científica:

Em 2022 o jogo foi apresentado no XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames, e premiado em 1º lugar na trilha de Educação com a pesquisa intitulada “Jornada Biomas Escolas: um jogo digital com potencial educacional”, na época ainda em desenvolvimento. O jogo também esteve presente em outros eventos como o Big Festival 2022 e o 73º Congresso Nacional de Botânica 2023.

Sobre o Apps.Edu

O concurso visa promover a integração entre a comunidade científica por meio da visibilidade de softwares e recursos educacionais desenvolvidos com o objetivo impactar a educação, potencializando a aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento das competências descritas pela Base Nacional Comum Curricular.

O concurso Apps.Edu é realizado anualmente e avalia os recursos em três etapas: submissão e análise da proposta dos softwares ou games, apresentação em feira de aplicativos, e apresentação em banca final à equipe de avaliadores. Neste ano, a feira recebeu 7 produtos (recursos já desenvolvidos e com atuação validada), dentre eles, o Jornada Biomas Escolas, e 22 protótipos (recursos e pesquisas em fase de desenvolvimento).

O Apps.Edu ocorre integrado ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

Artigo escrito por:

Gabriela Lemos

Gabriela Lemos

Analisa de Projetos Sociais

Gostou do que você leu? Fique a vontade para compartilhar em suas redes sociais: