Como utilizamos Growth Hacking em projetos de Impacto Social

Cubo Logo branco Transparente-03

Projetos de impacto social possuem o objetivo de promover mudanças significativas na sociedade, abordando questões importantes como educação, saúde, meio ambiente, desigualdade, dentre outros.

A eficácia desses projetos muitas vezes depende da capacidade de alcançar um grande público e mobilizar recursos para promover mudanças. É aqui que as técnicas de Growth Hacking entram em jogo.

Mas...O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é uma abordagem inovadora de crescimento que visa a obtenção de resultados rápidos e escaláveis, a partir de um orçamento limitado. Essas técnicas podem ser aplicadas de maneira eficaz em projetos de impacto social, em vista de sua realidade de pouco investimento financeiro, porém um propósito imensurável.

O termo de growth hacking foi cunhado em 2010, por Sean Ellis (ex-líder de Growth do Dropbox e do LogMeIn e fundador do Qualaroo e do GrowthHackers). Nesta época, as gigantes startups de tecnologia estavam obcecadas com essa nova concepção de Growth Hacking. Sean Ellis “hackeou” o público com apenas um truque: ele deu aos usuários um bônus de gigabyte por convidar amigos com links de referência.

Empresas como Airbnb, PayPal, Dropbox e Microsoft também já utilizaram essa abordagem para expandir suas bases de clientes. E a HardFun, em seus projetos de Educação, não foi exceção.

Neste artigo, exploraremos como as técnicas de Growth Hacking podem ser utilizadas para impulsionar o sucesso de projetos de impacto social, e principalmente como funciona esta estratégia dentro de nosso processo de atuação.

Vamos lá?

Quem somos e o que fazemos: Equipe Growth

A equipe de Growth na HardFun é especializada em impulsionar o crescimento dos projetos. Composta por profissionais multidisciplinares que utilizam estratégias de comunicação e marketing, desde a atração até o relacionamento com os beneficiários.

 

Com base no Bullseye Framework e nos princípios de Growth Hacking, identificamos os canais mais eficazes para alcançar os beneficiários e trabalhamos para expandir o impacto de forma consistente. Nosso objetivo é maximizar o crescimento e o alcance dos projetos sociais, impactando positivamente a comunidade atendida. 

Co-criação: A articulação entre EAD e Growth

A maioria dos hackers de crescimento considera que, ao alcançar o crescimento orgânico, você precisa estar envolvido em todas as atividades relacionadas ao seu produto, do design ao desenvolvimento. Sean Ellis identificou isto cedo, e atribuiu até seis funções para a equipe de Growth em seu livro Hacking Growth, incluindo líder de crescimento, gerente de produto, engenheiro de software, especialista em marketing, analista de dados e designer de produto.

Na Hardfun, contamos ainda com mais dois perfis de profissionais para atuar nestas estratégias: designer instrucional e analista de projetos sociais.

Ao trabalharem em conjunto, os times de EAD e Growth elaboram estratégias de educomunicação que qualificam as interações com os beneficiários, buscando oportunizar o seu protagonismo e potencializando a sua experiência de aprendizagem. A sinergia entre essas duas equipes pode resultar em um impacto significativo no alcance, no envolvimento e no sucesso de projetos de impacto.

Através de estratégias de educomunicação escalamos o alcance, aumentamos o engajamento e a qualidade das Experiências de Aprendizagem.

Para os projetos de impacto social, uma das iniciativas desenvolvidas a partir dessa parceria é o monitoramento recorrente de taxas de engajamento e indicadores do projeto. Com apoio do time de Ciência de Dados, este monitoramento entrega dados em tempo real do crescimento do projeto e também análises preditivas – onde chegaremos com as atuais ações. Assim, conseguimos ter ações mais assertivas para escalar.

Outra estratégia utilizada pela equipe de EAD e Growth foi a construção do banco de conteúdos, que consiste em um repositório de recursos educacionais curados e elaborados pelo time pedagógico com o objetivo de apoiar as estratégias de aquisição, engajamento, retenção e resgate de cursistas – todo o funil de Growth Hacking.

Ainda, através de um projeto de co-criação, também foram produzidos os cursos conversacionais, planejados dentro da estrutura de micro-learning, operados primariamente em mídias sociais (como a plataforma WhatsApp). A articulação entre as expertises em comunicação do time de Growth e Design Instrucional do time de EAD garante o sucesso dessa modalidade.

Growth Hacking na prática:
Aplicação em projetos de Impacto Social e Educação

Utilizando-se dos princípios de experimentação contínua e uso de táticas criativas para alcançar um rápido crescimento, a HardFun prioriza as estratégias de Growth Hacking em todos os projetos em que atua.

Em vez de depender de estratégias tradicionais de marketing, o Growth Hacking enfatiza a utilização de métodos não convencionais para atingir metas de crescimento, como a aquisição de usuários, engajamento e retenção (que chamamos de resgate). Embora essa abordagem seja frequentemente associada a empresas de tecnologia, suas técnicas podem ser aplicadas com sucesso em projetos de impacto social.

O funil de Growth Hacking entrega todo o nosso processo, que é contemplado pelas etapas de:

Definição de metas claras e mensuráveis

Antes de qualquer ação, é preciso definir as metas específicas para o projeto de impacto social. Aqui, nossos projetos usualmente partem de uma Teoria de Mudança, a qual busca explicitar as relações entre resultados e impacto, dando maior intencionalidade as nossas ações. As metas vão de encontro com os objetivos de marketing e os objetivos de impacto: por isso podem incluir a captação de um número específico de doadores, voluntários ou beneficiários atendidos. Ter metas claras permitem que possamos direcionar nossos esforços de crescimento de maneira mais eficaz.

Compreendimento do público-alvo

Outra parte fundamental do Growth Hacking é entender profundamente o público-alvo. Nesta etapa, priorizamos o entendimento em profundidade de quem queremos impactar. Realizamos pesquisas, analisamos comportamento e criamos personas detalhadas que representam os diferentes grupos de pessoas que queremos alcançar com nossos projetos.

Compreender as necessidades, desafios e comportamentos do público ajudam a direcionar nossas estratégias de crescimento.

Mão na massa para identificar falhas cedo

Somos a favor da experimentação constante. Testar diferentes estratégias em um curto período com uma pequena amostra de beneficiários, utilizando diferentes mensagens e canais de comunicação. Nossos melhores aliados são os testes A/B para descobrir quais mensagens ou abordagens ressoam melhor com o público de cada projeto e, em seguida, otimizamos com base nos resultados.

Segmentação, Automação e Interação: a Tríade da Aquisição

A etapa de aquisição é extremamente importante para encontrar e conquistar a atenção dos beneficiários. Nesta estratégia, utilizamos principalmente as mídias sociais e ferramentas de CRM e relacionamento, que desempenham um papel fundamental no Growth Hacking.

Utilizar estas plataformas para aumentar a conscientização sobre causas, instigar o compartilhamento e o engajamento e contar histórias impactantes sobre o trabalho que realizamos é imprescindível.

Consideração

De nada adianta atingir os beneficiários se não priorizarmos a sua interação com o projeto. Esta etapa é um ponto crítico em que os potenciais usuários estão avaliando se a proposta do projeto é a solução certa para suas necessidades. Aqui focamos em desenvolver conteúdo educativo, demonstrar valor e benefícios do projeto, apresentar depoimentos e realizar um atendimento personalizado através da atuação de Customer Experience.

Comunidade engajada = comunidade impactada

O crescimento sustentável muitas vezes é impulsionado pela construção de uma comunidade engajada. Após testes e otimizações, validamos que o maior engajamento se dá através da interação entre beneficiários que compartilham interesses e paixão pela causa.

Resgate – Como manter o beneficiário interagindo no Funil

Na etapa de resgate, o acompanhamento do perfil do beneficiário é constante, e objetiva-se mantê-lo ativo no projeto. Priorizamos engajar através de comunicação ativa e personalizada, disponibilizando também conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com o time de EAD.

Efetuando segmentações inteligentes, conseguimos motivar os beneficiários de acordo com os objetivos do projeto.

Em terra de crescimento, Análise de Dados é rei

O uso eficaz de dados é uma das premissas do Growth Hacking. A importância da análise de dados no contexto de projetos de impacto social permite avaliar o desempenho das iniciativas, fazer os ajustes necessários para maximizar seu impacto positivo e fundamentar tomada de decisões baseada em evidências para garantir que as estratégias alcancem os objetivos sociais definidos.

Monitorar métricas relevantes, como taxas de conversão, engajamento e taxa de retenção, permite que possamos avaliar o desempenho de nossas estratégias e façamos os ajustes conforme necessário. Ferramentas de análise de dados, como R, Python/Pandas, entre outros, e visualizações através de dashboards com o Power BI ou Python/Plotly/Dash, podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento do público e o impacto de suas ações.

Quem indica e compartilha, amigo é

Na etapa de relacionamento, o Growth Hacking em projetos de impacto social também envolve a criação de mecanismos para incentivar o compartilhamento e crescimento orgânico. Isso inclui estratégias de produção de conteúdo (apoiadas por pesquisas em SEO) e incentivo à participação de pessoas influentes que compartilham a missão dos projetos – principalmente em eventos como Webinares.

Impactar é o objetivo final

Mensurar e gerar impacto sempre esteve presente nos objetivos dos projetos da HardFun. Não focamos apenas em alcançar as metas de crescimento, mas também medir e comunicar o impacto real dos nossos projetos de impacto social. Compartilhar histórias de sucesso e resultados concretos incentivam mais pessoas a se envolverem e apoiarem nossas causas.

As estratégias de Growth Hacking não servem apenas para startups e empresas de tecnologia; é uma abordagem versátil que pode ser aplicada com sucesso em projetos de impacto social.

A capacidade de inovar, experimentar e otimizar constantemente é fundamental para alcançar resultados significativos em um orçamento limitado. Ao adotar as técnicas de growth, os projetos podem maximizar seu alcance, engajar os beneficiários, e, em última análise, criar um impacto positivo mais substancial na sociedade.

Portanto, se você está envolvido em um projeto de impacto social, considere a aplicação dessas técnicas para alcançar resultados mais significativos e duradouros.

Artigo escrito por:

Ariane Gomes

Ariane Gomes

Analisa de Projetos Sênior

Gostou do que você leu? Fique a vontade para compartilhar em suas redes sociais: