Materiais pedagógicos transversais para os alunos do ensino fundamental

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A equipe do Aula Digital – Viamão (RS) desenvolveu materiais pedagógicos transversais para os alunos da rede municipal de Viamão

Como organização que acredita no potencial da tecnologia computacional para a aprendizagem, nós da HardFun estamos sempre investigando e desenvolvendo recursos inovadores que podem potencializar a prática dos professores, ou na nossa nomenclatura, abrir novos possíveis pedagógicos.¹ Na nossa equipe, muitos passaram pela ou vivem, atualmente, a trajetória acadêmica, pesquisando novas ferramentas tecnológicas e metodologias sonhando com aquilo que a educação pode vir a ser.

Entretanto, como organização implicada na implementação de projetos de tecnologia em educação, temos como princípio encarar a realidade educacional de cada território onde atuamos da forma que o encontramos, considerando o contexto daquele local, investindo nos seus potenciais e reconhecendo seus desafios e limitações. Isso não significa acomodar-se em uma atitude passiva, muitas vezes permeada pela reclamação, mas usar nossos conhecimentos para criar soluções tecnológicas e pedagógicas pautadas na realidade.

No município de Viamão (RS), a Hardfun Studios atua como parceiro no projeto Aula Digital, iniciativa global ProFuturo, criado pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Fundação “la Caixa”, com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio do ensino digital de qualidade. Desde 2018, o projeto tem trazido para os professores da rede municipal várias ferramentas tecnológicas e metodológicas para as práticas de sala de aula. Entretanto, com o distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, várias ações do projeto também foram impactadas, assim como as aulas presenciais se tornaram inviabilizadas em todo o mundo. Foi necessário repensar o projeto como um todo, de forma a contribuir com a situação da rede municipal.

Em Viamão, a rede municipal de professores tem atuado por meio do aplicativo WhatsApp para envio de tarefas e materiais de estudo aos estudantes e constante mediação dos professores por meio digital. Essa foi a alternativa encontrada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para que os professores pudessem mediar os processos de aprendizagem e, principalmente, alcançar os estudantes que não têm acesso a uma conexão de internet estável.

Como pesquisadores e entusiastas em aprendizagem e tecnologia, sabemos que existem outras ferramentas mais poderosas para a prática pedagógica pela rede, que oferecem funcionalidades que poderiam ser exploradas pelo professores e por alunos. O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação que não foi concebida para a fazer pedagógico.

No entanto, o WhatsApp também é utilizado no dia a dia tanto por professores quanto pelos pais dos alunos, além de ter grande abrangência. No início de fevereiro, pesquisa feita Panorama Mobile Time/Opinion Box apontou que o aplicativo está instalado em 99% dos celulares no Brasil. Muitos cuidadores tem planos de dados que não cobram o tráfego pelo WhatsApp, o que, na nossa experiência, é fator decisivo no sucesso de ações que utilizam essa plataforma. A implantação de uma estratégia sustentada por uma tecnologia que já é conhecida pela maioria, especialmente em um momento em que se fazem necessárias respostas rápidas dos governos, sem longos processos de capacitação em novas tecnologias, pode aumentar em muito as chances de sucesso da iniciativa.

Portanto, entendemos que nosso papel, como parceiros do Aula Digital, é usar nossa experiência e conhecimento em tecnologias digitais aplicadas à educação para apoiar os professores a realizar o melhor uso possível do WhatsApp em suas práticas pedagógicas. Uma de nossas ações tem sido utilizar os recursos do projeto, adaptando-os para as necessidades do contexto, aproximando os professores dos alunos em que a durante a educação de maneira remota.

Por entender que a educação se dá de maneira interdisciplinar e em todos os momentos, a equipe do projeto – em conjunto com o olhar dos professores e assessores da SME – destacou quatro temas transversais para trabalhar com os estudantes. Os tópicos perpassam o cotidiano dos alunos, as relações envolvidas e as possíveis dificuldades vivenciadas. Os materiais têm como objetivo abordar estes assuntos de maneira lúdica, por meio de jogos e desafios que levam o aluno a refletir e, principalmente, a aproximar as famílias nesse processo educacional. Os recursos pedagógicos foram disponibilizados gratuitamente, como todas as ações do projeto, a todos os professores da rede para que possam compartilhar com seus alunos.

Alimentação Saudável → O material foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a importância da alimentação saudável no dia a dia e o quanto isso influencia na energia do nosso corpo para estudar, brincar e até mesmo descansar. Pensando nisso, os alunos são desafiados a montar cardápios com base na pirâmide alimentar. Por meio de charadinhas, são instigados a descobrir as características de determinados alimentos. Como atividade final, os alunos são convidados a fazer um experimento junto com a família para colocarem, juntos, a mão na massa!

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Hábitos e Práticas Saudáveis – Higiene → Esse material foi desenvolvido com o objetivo de abordar, de maneira lúdica e divertida, os hábitos de higiene. Por estarmos vivendo uma pandemia, entendemos a relevância de trabalhar o tema com os alunos para conscientizá-los, cada vez mais, da importância da assepsia na proteção contra doenças. São apresentados caça palavras, desafios de verdadeiro ou falso e dicas de higiene. Como atividade final, convidamos a família para experimentar junto, por meio de uma atividade prática, o poder do sabão no combate aos vírus e bactérias.

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Relações Familiares → Estamos vivendo um momento ímpar, em que a escola está dentro da casa dos alunos e as famílias estão se (re)adaptando a essa realidade. As relações familiares vem se mostrando um tema essencial para ser trabalhado com os alunos e é esse o objetivo do material que desenvolvemos, bordando os direitos e deveres, as responsabilidades e as relações dos membros da família de maneira lúdica e divertida. Como atividade final, convidamos a família para criar, junto ao aluno, a árvore genealógica da família.

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Sentimentos e Emoções → Esse material foi desenvolvido para apoiar os estudantes ao abordar os sentimentos, saber reconhecer e como lidar com eles. De forma lúdica e divertida, as atividades propõem que os alunos conversem com seus familiares sobre o que estão sentindo, criando um hábito saudável de respeitar as próprias emoções, e as dos pares.

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¹ NEVADO, Rosane Aragon de. Espaços interativos de construção de possíveis: uma nova modalidade de formação de professores. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 2001.

Artigo escrito por:

Camila Wasserman & Juliano Bittencourt

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